Fanzine de Bits

Menu
Geral Revistas de Videogame

ARTIGO0044_CAPA
Revistas empilhadas

Revistas empilhadas

Fazia um tempo que eu estava querendo compartilhar na forma de um artigo algumas dicas e experiências próprias com meus amigos e visitantes colecionadores sobre como manter protegidas e organizadas as suas coleções, então, resolvi começar 2015 com esse tópico. Atualmente estou com um pouco mais de 3000 revistas, só sobre videogames.

Revistas no amário

Revistas no amário

Antes de qualquer coisa, algo que NUNCA devemos fazer com as nossas revistas é guardar elas sem ser dentro de um plástico, se você fizer isso vai perder uma por uma, traças vão comer sua coleção, não adianta colocar dentro de caixas, armários ou onde quer que seja, se não acomodá-las dentro de plásticos elas serão comida para traças ou ratos, infelizmente. Ah, outra coisa também que você não pode fazer NUNCA é empilhar as revistas (de novo, sem o plástico protetor), pois se fizer isso o atrito de uma com a outra vai esbranquiçar as capas e contracapas delas, posso dizer que dá até uma dor no coração (risos).

Então, pensando nisso, eu quero compartilhar aqui três passos que eu aprendi com os anos de colecionismo para organizar minhas revistas, gibis, mangás e tudo que eu tenho de papel. Eu levei em consideração principalmente a proteção, em seguida a praticidade de consultar cada edição e por último o custo, já que não sai tão barato, porém eu queria proteger algo que tenho tanto apreço.

1 - Limpeza

LimpezaA primeira coisa que eu faço ao receber uma nova revista pra minha coleção é limpar ela, a não ser que eu tenha comprado ela nova na banca, eu limpo mesmo as edições que compro em sebos, geralmente elas chegam muito sujas. Eu não uso NUNCA algo úmido, não faça isso, use uma simples flanela daquelas laranja pra tirar o pó das páginas. Passe página por página sem fazer pressão pra não manchar, riscar ou algo do tipo. Eu sei que pode parecer trabalhoso, mas eu fiz isso em quase 3 mil exemplares até hoje, quem quer cuidar bem não liga pro esforço (risos).

2 - Proteção

Saquinhos plásticosDepois da revista ser limpa eu passo pra próxima fase que é proteger ela, temos diversas formas de fazer isso aqui, e eu adotei a que eu achei mais indicada pra minha coleção. Isso não quer dizer que seja a única correta, mas é a que eu uso. Compro aqueles saquinhos plásticos de diversos tamanhos (Formatinho, Americano e Revista), o tipo de plástico é PP (Polipropileno) de espessura 0.5 que garante a máxima transparência. Um bom local pra compra é o site da www.rika.com.br, você pode comprar pacotes com mil num valor abaixo de 200 reais. Não é propaganda não, eu compro lá mesmo, além de bons os plásticos possuem aba adesiva, que eu posso fechar e abrir diversas vezes sem precisar usar durex.

3 - Organização

Porta RevistaJá limpou e protegeu as suas revistas? Então agora é hora de organizar pra guardar. Eu empilhava elas dentro de um armário antes, mas quando eu passei de 2.200 edições ficava impossível manter assim, sempre que eu queria consultar uma edição era aquele trabalhão movendo pilhas de revistas pra cá e pra lá. Então, eu resolvi mudar este cenário, estudei alternativas e maneiras pra organizar minhas revistas e depois de muita pesquisa cheguei a um Porta Revista que foi o melhor em custo-benefício. É o Porta Revista da ACRIMET, o melhor na minha opinião, pois ele é de acrílico, eu compro ele na cor preta, tem como adesivar na frete pra você numerar e saber qual revista está em qual Porta Revista e ele não tem o fundo, o que é ótimo pra guardar revistas de todos os tamanhos. Infelizmente o fabricante não vende pra pessoa física (Eu tentei, sem sucesso), mas você pode comprar de revendedores como a www.papelnet.com.br, e o custo de 4 unidades (tem um pacote de 4 unidades juntas) sai por volta de 52 reais.

Atualmente, a minha coleção, de Gibis e Revistas beira os 3.000 exemplares e se eu não tivesse adotado as práticas acima não sei o que seria dela, tanto na proteção quanto na organização. Do que adianta a gente ter aquela série tão bacana se não podemos consultar ela sempre que quisermos, não é? Veja uma foto de exemplo de como ficou parte do meu escritório em casa (Observação: Moro em apartamento, logo, tenho pouco espaço também, um dos principais problemas dos colecionadores):

Resultado final da organização

E você, como protege e organiza a sua coleção?

Tags:

Comentários

  • Dcnauta Marvete

    Caramba, vc também compra os plásticos na Rika? Que coincidência! A diferença é que, na época em que fiz uma compra grande, não havia aba adesiva, então comprei uma máquina senadora (olhe só) no site para poder lacrar as minhas revistas. Pena que dá um trabalhão e muitas não ficam legais, devido ao acabamento tosco do lacre por temperatura. Por fim, gostaria que vc detalhasse melhor o esquema das pastas. Por incrível que pareça, pensei em algo semelhante (caixas personalizadas, mas sai muito caro; pastas de arquivo, que são feias), mas não sei como vc usa pastas A-Z sem prejudicar a coleção com aqueles prendedores de metal.

    • http://www.clebermarques.com Cleber Marques

      Compro sim Dcnauta, é um bom lugar mesmo haha. Estou quase conseguindo trocar todos os meus plásticos antigos pelos atuais com aba-adesiva, mas falta um pouco ainda. Nossa, vc comprou uma Seladora? Que fantástico cara. Sobre as pastas eu coloco NÚMERO do lado de fora delas, como cada uma cabe de 20 à 25 exemplares, dai eu mantenho uma planilha no Excel pra saber em qual Porta Revista está determinada edição, e estes Porta Revistas são de acrílico mesmo. Grande abraço.

      • Dcnauta Marvete

        Seus porta revistas de acrílico parecem pastas A-Z. Ficaram muito organizados. Um dia eu chego lá. Por enquanto, estou até numa outra vibe, pois me desfiz de várias revistas mensais. Estou investindo um pouco mais em HQs encadernadas, preferencialmente de capa dura. Mas tem muitas antigas que fazem parte de minha história. Essas eu quero organizar como vc fez. Quanto aos novos plásticos, para mim só valerá a pena se eu conseguir negociar a seladora. Duvido muito, mas eu a trocaria até por um lote de uns mil sacos desses aí (rs). São bem mais práticos. Um abraço.

        • http://www.clebermarques.com Cleber Marques

          Um dia quero ver uma foto desse resultado heim?! Abração meu amigo.

      • Vinícius Sales

        Cleber, eu ia sugerir exatamente isso: identificar com códigos e manter um catálogo digital. E, quando tiver porta revista demais, você pode passar a identificar até mesmo as divisões da estante.

        Uma outra dica que já vi – e que não sei se teria alguma utilidade pra você – é identificar itens com um QR Code que aponte para algum conteúdo digital. No exemplo que vi, a pessoa colava um QR Code nos aparelhos de casa e esse QR code, quando lido, apontava para uma nota no Evernote (poderia ser o OneNote, no seu caso hehe) que tem o manual de instruções, recibos, nota fiscal, garantia, contato com fabricante/fornecedor/assistência etc.

        Um abraço.

        • http://www.clebermarques.com Cleber Marques

          Opa, dicas valiosas, heim?! :)

          Esta do QR Code me parece ser ótima, quem sabe, vou estudar a possibilidade disso. Obrigado pela visita!

  • Marcelo França Kerber

    Acabei de perceber q eu guardo totalmente errado minhas revistas de games…..foto de uma das prateleiras…

    • http://www.clebermarques.com Cleber Marques

      Marcelo, não existe um jeito totalmente certo ou errado, as dicas ai são apenas experiências que fui conseguindo com os anos e quando via que perdia alguma coisa. Por favor, não pense que a sua coleção está guardada de forma errada :) Agora, se seguir as sugestões acima a vida útil destas suas belas revistas será maior. Grande abraço meu amigo.

  • Fernando Pedro

    Desculpe a ignorância, mas o fato de deixar as revistas em pé dentro das caixas não faz elas amassarem com o tempo? Pergunto isso porque algum tempo atrás as poucas que tenho ficavam de pé, e percebi que estavam ficando tortas..

    • http://www.clebermarques.com Cleber Marques

      Fernando, num é ignorância não cara, é uma ótima pergunta :)

      Seguinte, concordo com você que poderia sim ter este efeito nas revistas, mas a forma com que elas ficam guardadas com a quantidade de revistas por Porta Revista faz com que elas fiquem perfeitamente em pé, eu coloco entre 18 e 25 revistas num mesmo Porta Revista, lado a lado, e isso dá um efeito seguro de como se elas estivesse deitadas. Imano que se eu colocasse menos revistas, por exemplo, 5 delas, em um Porta Revista certamente eu teria um problema parecido com o que vc comentou. Blz? Obrigado pela pergunta cara.

  • Lúcio Lopez

    Muito Obrigado, Varavilhas de dicas….

    • http://www.clebermarques.com Cleber Marques

      Obrigado pelo comentário Lúcio!!

  • Takamura San

    Ótimo texto.
    Só encontrei na Rika quadrinhos. Queria mesmo as embalagens que citou. Pode me ajudar? Abraços!

    • http://www.clebermarques.com Cleber Marques

      Takamura San, tudo bem? As embalagens plásticas eu compro na RIKA mesmo, não encontrei lugar melhor. Já os porta revistas em acrílico eu compro na Kalunga. Grande abraço.

  • http://www.alexmandarino.com/ Alex Mandarino

    Cleber, parabéns pelo artigo, é muito útil. Comecei a guardar minha coleção de revistas em formato americano e formatinhos em porta-revistas como esses que você usa. Fiquei feliz em ver que você usa porta-revistas e que isso funcionou. Como eu apenas comecei a usá-los, estava na dúvida se isso funcionava a longo prazo ou se dava problemas como poeira, deformação das revistas, etc. Legal ter a confirmação disso. Uma dúvida: quais as dimensões e a marca desses que você compra na Kalunga? E você também guarda revistas formato Espada Selvagem de Conan neles? Muito obrigado e parabéns pelo post.

    • http://www.clebermarques.com Cleber Marques

      Alex, tudo bem? Primeiramente obrigado pela visita e pelo comentário. Esses porta revistas são muito bons, uma pena a ACRIMET não vender pra pessoa física, tentei uma três vezes e nada. Eu guardo nele qualquer tipo de revista, de qualquer tamanho, cabe por ele num ter um fundo, o importante é deixar entre 18 e 20 edições juntas (depende da grossura de cada revista) num mesmo porta revista, por evita que tenha folga e as revistas ficam em pé sem deformar dobrando com o tempo. As dimensões são 29cm x 22cm x 7cm, atualizei o artigo e coloquei uma foto sobre as dimensões em ORGANIZAÇÃO. Espero que ajude!

      • http://www.alexmandarino.com/ Alex Mandarino

        Obrigado pela resposta, Cleber. Vi aqui e um dos meus organizadores é da Acrimet. Os outros são da Waleu, que faz modelos com dois organizadores geminados, o que barateia bastante (dois pelo preço de um), mas os da Acrimet são mais bonitos. Obrigado!

        • http://www.clebermarques.com Cleber Marques

          Boa sorte na arrumação :)

          • http://www.alexmandarino.com/ Alex Mandarino

            Obrigado, Cleber! Tô só começando, mas vai ficar bem melhor do que em pilhas.

  • Priss Liddel

    Qual o tamanho correto dos saquinhos pra guardar as edições da Nintendo World, por exemplo? É o PP mesmo? Eu agradeceria se você pudesse colar o link direto do modelo pra não ter erro. Obrigada! Achei muito bom o seu site e eu entrei aqui logo agora que estou começando a minha coleção. 😀

  • Wilton Lee

    Caro Cleber! As melhores dicas para as minhas revistas encontrei aqui! Já providenciei todo o material, ops, só falta uma flanela laranja nova para começar o trabalho. 😉

    Aproveitando, pergunto se Você tem alguma dica para guardar organizados cabos e joysticks de consoles antigos. Possuo uma pequena coleção mas ainda não acertei a melhor forma de guardá-la. Alguma dica? Obrigado!

    • http://www.clebermarques.com Cleber Marques

      Wilton, tudo bem? Desculpe, eu num tinha visto essa sua pergunta, faz um tempão já. Olha, os controles eu guardo com o fio sobrado, mas não enrolado, com dois elásticos pretos, de pano, não uso elástico amarelo, daquele de dinheiro, porque derrete com o tempo :)

  • Rafael Vital

    Cleber, excelentes dicas! Parabéns pela matéria!! Você teria alguma dica para guardar Cds e Dvds/bluray?
    Forte abraço

    • http://www.clebermarques.com Cleber Marques

      Belezinha, Rafael? Cara eu guardo com esses plásticos aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-680400743-2500-envelopes-plasticos-para-cddvd-com-aba-adesivada-_JM – Não consigo deixar sem eles :)

      • Rafael Vital

        Ok, muito obrigado!

      • Wilton Lee

        E os discos com os plásticos, sugere guardar em qual local? Obrigado!!

        • http://www.clebermarques.com Cleber Marques

          Não sei se é o melhor local, mas eu coloco em uma prateleira que tenho no escritório, em casa, um do lado do outro, não tenho o costume de colocar um em cima do outro, não gosto, por algum motivo que não sei explicar, acho que talvez seja a facilidade de achar algo :)

  • http://hallisonbatista.com/ Hallison Batista

    Cléber, parabéns pela postagem.

    Eu estava com dúvidas sobre o uso dos suportes para revistas para organização. As HQs com formato americano (17x26cm) ficariam completamente protegidas. Mas ainda tenho dúvidas sobre as de formato menor, “formatinho” (13x19cm).

    Um abraço.