Fanzine de Bits

Menu
Videogames

0007capa

O que você acha de jogar The Legend of Zelda A Link to the Past no Super Nintendo com áudio de CD e animação? E ainda, no hardware original, dá pra imaginar? Sim, isso é possível e graças aos grandes esforços de uma comunidade dedicada à emulação e desenvolvimento em cima deste tema, além de possível agora isso é realidade.

Z02O SNES não chegou a ter o seu tão esperado Add-on de CD, que possibilitaria rodar jogos neste tipo de mídia com maior capacidade e principalmente qualidade de áudio (Algo como vimos no Sega CD, ou talvez seria até melhor, não é possível saber no que realmente daria esta história), mas se você procurar na Internet sobre este assunto vai encontrar diversas histórias sobre isso, do envolvimento da Nintendo com a Sony, a Philips e etc, sobre a criação deste “dispositivo” e também vai entender que o desentendimento entre as empresas levou ao cancelamento do projeto e até o planejamento do Playstation por parte da Sony. Enfim, não é sobre este assunto que eu quero tratar aqui, já tem artigos muito bem explicados na Internet sobre isso, uma leitura adicional vale a pena, é um tema muito interessante.

Z01

Baseado neste conceito, e na programação do MSU1, um chip de expansão, uma pessoa muito ativa nesta comunidade de desenvolvimento, conhecida como Byuu, resolveu mostrar ao mundo este tão fantástico projeto, que é o de fazer com que o hardware original (ou emulador) trabalhe com esta expansão como se fosse o SNES CD e possibilitando jogos que tiram proveito de até 4 gigabytes para armazenar áudio e vídeo. O conceito é bem mais detalhado do que isso, mas pra entendimento geral é assim que funciona.

O MSU1 é um chip de expansão, não muito diferente do SuperFX, SDD-1, CX4 ou da série DSP usada em jogos como Yoshi’s Island, Star Ocean, Mega Man X 2 e a maioria dos jogos com cenas em Mode 7. Entenda mais sobre o MSU1 aqui.

Z04

Sendo assim, o jogo The Legend of Zelda A Link to the Past foi o escolhido por um grupo de colaborados que queria mostrar um pouco do que o SNES CD poderia fazer, e o trabalho ficou fantástico. Com músicas alteradas por versões orquestradas e adição de animações (Animações estas que vieram do projeto Zeldamotion) temos em nossas mãos o primeiro jogo a lá SNES CD, se é que podemos chamar assim. Este trabalho ficou tão bem feito que além de rodar em emuladores também roda no próprio console Super Nintendo através do flashcart SD2SNES, que possibilita rodarmos ROMS no videogame, e como o espaço aqui dá e sobra pra armazenar todos os arquivos deste projeto, tai uma ótima opção.

Como eu tenho um SD2SNES resolvi ver com meus próprios olhos, e pra chegar no resultado do vídeo abaixo eu peguei a ROM no site Emu-Russia e fiz o download dos arquivos necessários neste link (para mudar a ROM original e para adicionar o áudio e o vídeo).

Toda esta história começou aqui e foi muito bem contada aqui, vale a pena acompanhar os comentários por lá e ver como está todo mundo interagindo com este projeto, agora que eu imagino ser um primeiro passo pra um monte de outros projetos legais utilizando o MSU1. E ai, curtiu?

Até o próximo artigo.

Tags:

Comentários

  • Junior Lincoln Lincoln

    mto massa ,que venhao os classicos !!!!!!!!!!!

    • http://www.clebermarques.com Cleber Marques

      Quem sabe o pessoal se empolga e faz algo parecido com Chrono Trigger, Castlevania, Metroid, Rockman X e outros.

  • Pericles

    Fantástico isso, Cleber! Demais.
    Um dos jogos que mais marcou minha vida foi o FFII (o Americano, que seria o IV japonês). Fico imaginando como seria ter aquela trilha sonora com essa qualidade de audio e com algumas animações, como essa que o cara fez para a abertura do Link to the Past…

    • http://www.clebermarques.com Cleber Marques

      Isso mostra como o SNES CD faria a nossa alegria por muito tempo, uma pena não ter dado certo, mas agora eu espero que a comunidade consiga utilizar este recurso para fazer novos hacks e até homebrews. Valeu!

  • Fernando

    Muito interessante amigo, Queria mt emular no snes n o entanto so tenho o SUPER UFO8. =/ Quais jogos nativamente traziam o MSU-1?

    • http://www.clebermarques.com Cleber Marques

      Uma pena mesmo não ser possível no SUPER UFO8, mas eu espero que seja questão de tempo este suporte ser apenas para SD2SNES e BSNES/HIGAN. Já sobre o MSU1, foi um chip criado por um cara na comunidade que desenvolve para SNES que faz mais ou menos o que o SNES CD faria, logo, não tivemos nenhum jogo com esta tecnologia no passado, pois o SNES CD foi cancelado, mas agora que temos o MSU1 é bem provável que surjam muitos jogos tirando proveito disso. Valeu!

  • Sirlon Hayate

    Incrível! Meu coração bate mais forte!

    • http://www.clebermarques.com Cleber Marques

      Pra gente que é fã chega a ser emocionante mesmo, o SNES sempre me emocionou.