Fanzine de Bits

Menu
Geral Revistas de Videogame

ARTIGO_0046_CAPA

Durante muito tempo na minha vida eu comprei (e continuo comprando) revistas e gibis, seja pessoalmente em sebos e livrarias, ou pelos Correios via compra online ou assinatura. E um dos pontos que mais me incomoda é a forma com que as pessoas fazem o envio dos pacotes, talvez por falta de conhecimento, mas a verdade é que pra um colecionador a revista que chega tem que chegar inteira, senão não tem valor. Já perdi a conta de quantas vezes recebi uma revista dobrada, amassada, molhada, entre outros problemas, e isso pode ser evitado de uma forma bem simples, que eu explico abaixo.

COMO EMBALAR UMA REVISTA

Atualmente assino duas revistas de videogame e mensalmente tenho problemas com elas chegando amassadas em casa, ou simplesmente revistas de pessoas de quem eu compro pela Internet e que enviam sem muito cuidado com o pacote. Os carteiros não têm dó, os entregadores e motoboys então, pensam que é como um jornal. Mas, se a gente não consegue mudar o perfil de quem entrega, que tal reforçar o pacote? Problema resolvido, certo? Vamos ver.

Envelope simples1. Se a pessoa ou editora te mandar uma revista embalada num envelope simples, é quase certeza de problemas, este tipo de pacote é frágil e ineficiente, amassa e se o entregador for um ogro a revista vai chegar cheia de marcas.

Caixa reforçada2. Uma alternativa é usar embalagem com consistência de caixa de papelão, protege bem, evita amassados e o entregador não precisa ser muito gentil com o pacote que mesmo assim sua revista vai chegar inteira.

Lâminas de papelão3. Uma alternativa interessante e barata é a de enviar sim em embalagem simples, mas antes colocar a revista num saco plástico e entre duas lâminas de papelão. É a alternativa mais barata entre as recomendadas. Eu envio assim.

Se não ficou tão clara a explicação escrita, vejo o vídeo abaixo em que eu explico exatamente os três cenários acima. O pacote é algo muito importante na hora de enviar uma revista porque o colecionador que irá receber não quer simplesmente ler as matérias, ele quer guardar o exemplar e qualquer marca na revista ela já não serve mais pra coleção, acredite em mim, falo por experiência própria (risos).

No final do vídeo eu disse: Não esqueçam de pedir pelo Registro Módico nos Correios. Mas que raios é este tal de Registro Módico? Vamos ver.

ENVIO COM PREÇO JUSTO

Exemplo para Registro Módico

Exemplo para Registro Módico

 Algo que os Correios não fazem questão alguma de informar é que existe um método de envio muito mais barato quando mandamos material impresso como livros e revistas, ele se chama REGISTRO MÓDICO [Veja]. Muito utilizado por livrarias e sebos, o Registro Módico é uma redução na tarifa de envio que todas as agências são obrigadas a aceitar, você embala seus livros ou revistas em um pacote de até 5Kg, escreve na parte da frente junto com o endereço do destinatário o seguinte: Impresso Normal – Registro Módico em uma linha e Fechamento autorizado. Pode ser aberto pela ECT em outra linha, fácil assim. Se vale um alerta aqui, eu já peguei dois casos que um atendente implicou, então destaco:

  • Tem situações que não querem enviar se for um envelope, então eu embalo conforme expliquei no vídeo acima e ao colocar as duas lâminas de papelão e embrulhar com papel pardo (aquele papel marrom) o pacote fica parecendo uma caixa, ai não tem atendente que reclame, não mando mais naqueles envelopes que os próprios vendem, esqueça aquilo.
  • Já tive caso também de atendente reclamar que não envia revista por Registro Módico, mas sabemos que TODOS os sebos usam este serviço, logo, para não criar caso ou discutir sempre que vou enviar uma revista, se o atendente me pergunta eu digo É LIVRO, o que não deixa de ser uma verdade. E lembre-se, o pacote pode ter até 5Kg.

Então, se você é colecionador e passa por este mesmo tipo de problema (e eu sei que passa), mande o link deste artigo pra quem vai te enviar uma revista ou para a editora de uma revista que você assina, quem sabe a gente consegue mostrar pra eles que existe um jeito certo de nos atender melhor.

Tags:

Comentários

  • Wagner Ferreira

    Muito bom o artigo. Já recebi muita revista com a capa rasgada da editora Europa ou super amassada. É lamentável pra quem coleciona. Vou mandar o email também. Abraçs! :)

    • http://www.clebermarques.com Cleber Marques

      Vamos unir nossos pedidos para ver se as editoras percebem que isso é muito importante! Valeu Wagner.

  • Dcnauta Marvete

    Este link já está nos meus favoritos (rs)

    • http://www.clebermarques.com Cleber Marques

      Bom poder colaborar Dcnauta!!

  • rafael

    Cleber,
    otima postagem.
    Em pesquisa eu encontrei um outro modo que parece mais barato, porém nunca enviei nada impresso.
    Sabe me dizer se esse modelo é valido tambem?
    http://www.correios.com.br/para-voce/consultas-e-solicitacoes/precos-e-prazos/servicos-nacionais_pasta/impresso-normal

    • http://www.clebermarques.com Cleber Marques

      Obrigado pelo feedback, Rafael. Esta tabela ai é a que os Correios usam pra fazer o cálculo do Registro Módico, tem nomes diferentes apenas pra definir o serviço, o preço é esse ai mesmo :) Grande abraço.

      • rafael

        Obrigado pelo retorno.
        Obs: Vi a postagem sobre mania de colecionador e vi o cara que arrancava as paginas de propagandas. Achei muito bom. Tinha muita vontade de fazer isso nos quadrinhos, mas antigamente eles colocavam propagandas de um lado da pagina e do outro o inicio da proxima historia. Aí nao tinha como.
        Abraço.

  • duducolares

    Valeu pela dica. Vou vender uns quadrinhos usados pelo Mercado Livre e isso vai ajudar a mandar uma embalagem melhor e reduzir custos de envio.

    • http://www.clebermarques.com Cleber Marques

      Legal cara, fico feliz em ter ajudado, nada como mandar e receber pacotes bem feitos, nós colecionadores adoramos, certo? :)

  • Camila Mota

    Teria algum problema utilizar aqueles envelopes alaranjados, tamanho A3 ou tem ser papel pardo?

  • Luciano

    Estranho pq eu fui colocar nos correios e me disseram que o módico é para registro, ou seja, paga-se um pequeno valor a mais para se ter o registro (com confirmação de recebimento). Ou seja, ficava mais em conta enviar como impresso normal, sem registro, e valor unico para todo o Brasil, por ser livro! (muito importnte essa ultima parte). fiquei na duvida agora… obrigado.